Padronização de Equipamentos para CME: Otimizando Eficiência e Reduzindo Custos

11, sex, out, 2024 | Camas e Macas, Central de Material Esterilizado (CME), ESTERILIZAÇÃO, Esterilização a baixa temperatura, MATERIAS, PRODUTOS

Introdução

A padronização de equipamentos e insumos no Centro de Material e Esterilização (CME) é uma estratégia que oferece inúmeras vantagens para hospitais e instituições de saúde. Este artigo explora os benefícios da utilização de equipamentos de um mesmo fabricante na CME, focando em aspectos como gestão facilitada, redução de custos e vantagens operacionais.

Vantagens da Padronização na Gestão da CME

A padronização (utilização de um mesmo fabricante) de equipamentos e insumos para CME traz diversas vantagens tais como:

 

Conheça uma CME toda padronizada. Este projeto foi realizado pela Horizon Medical e STERIS. 

CME do Hospital Mackenzie em Curitiba

 

Gestão facilitada:

  • Controle simplificado de inventário: com a menor variação dos fabricantes e modelos dos equipamentos a gestão de estoque de peças, acessórios e insumos torna-se mais fácil, pois permite uma previsão mais precisa das necessidades de reposição.
  • Facilidade na rastreabilidade dos processos: contribui para a implementação de sistemas uniformes de rastreamento e monitoramento tanto do uso como das manutenções, facilita o controle e a documentação do histórico de cada equipamento. A STERIS tem a solução de conectividade o ConnectAssure que coleta informações dos equipamentos STERIS e exporta os dados não confidenciais para o sistema de rastreabilidade do seu hospital. O software captura, formata e exporta dados de processamento estéril em tempo real e automatiza a transferência da fita do ciclo e dos resultados dos indicadores biológicos. A tecnologia ConnectAssure ajuda a apoiar o valor dos sistemas de rastreabilidade para manutenção de registros, monitoramento de controle de infecções e gerenciamento de fluxo de trabalho.
  • Otimização de manutenções preventivas e corretivas: todos os equipamentos seguem um padrão de manutenções preventivas indicada pelo seu fabricante. A padronização facilita a programação das manutenções preventivas.
  • Uniformidade nos protocolos operacionais: Equipamentos padronizados permitem a criação de protocolos operacionais mais homogêneos, simplificando o controle de qualidade e reduzindo as variáveis nos processos. Garantia de que as mesmas práticas e procedimentos sejam aplicados a todas as etapas de trabalho, o que torna o resultado consistente.
  • Facilidade na gestão de equipe: torna a rotação dos colaboradores em diferentes setores da CME mais simples, uma vez que os sistemas dos equipamentos STERIS são similares e intuitivos.
  • Melhor planejamento do orçamento: com a menor variação de marcas de equipamentos e insumos o planejamento de compras, reparos e reposições é mais preciso.
  • Monitoramento de desempenho mais eficiente: Com a utilização de um mesmo fabricante e modelos o gerenciamento dos indicadores de desempenho é mais eficiente. Com a comparação direta entre equipamentos similares, é possível identificar rapidamente problemas ou ineficiências e torna as ações assertivas.

Redução de Custos Através da Padronização:

  • Redução de custos com aquisição de equipamentos, peças e insumos: torna possível negociar melhores condições com o fornecedor, tanto na aquisição de equipamentos, peças e insumos.
  • Economia com treinamentos: quando todos os equipamentos seguem o mesmo padrão, o custo com treinamentos é reduzido, pois a equipe precisa se especializar em número menor de tecnologias. Isso significa menos necessidade de treinadores externos e menos interrupções no fluxo de trabalho para qualificação dos colaboradores. A STERIS e a Horizon Medical oferecem o treinamento de operação dos equipamentos gratuito e contínuo para os seus clientes. Além de programas de educação continuada específico sobre processos de trabalho em CME para a auxílio na capacitação dos profissionais.
  • Menor gasto com manutenção e reparos: facilita a manutenção preventiva, uma vez que os equipamentos seguem os mesmos padrões de funcionamento. Isso reduz o risco de quebras e problemas inesperados, minimizando os gastos com manutenções corretivas e reparos emergenciais, que costumam ser mais caros.
  • Melhor aproveitamento do tempo de operação: a redução do tempo de inatividade de equipamentos por quebras ou manutenções inesperadas, proporcionada pela padronização, significa que a CME pode operar de forma mais eficiente. Isso maximiza a utilização dos equipamentos e reduz os custos associados a paradas operacionais.
  • Redução de desperdícios: com menos modelos e variações de equipamentos, o gerenciamento de resíduos e descartes se torna mais eficiente. Assim como controle do consumo de água e energia que cada equipamento tem. Os equipamentos STERIS são desenvolvidos de forma sustentável com tempos de ciclo rápidos e eficazes com o consumo reduzido de água minimiza o impacto ambiental enquanto reduz o uso de utilitários.
  • Negociações facilitadas com prestadores de serviço: ter contratos com prestadores de manutenção ou suporte técnico para uma linha padronizada de equipamentos pode ser mais econômico. Empresas fornecedoras ou de manutenção tendem a oferecer melhores condições de contrato e descontos para serviços que abrangem equipamentos de mesma marca. A Horizon Medical presta o serviço de manutenção autorizado pela STERIS no Paraná, com técnicos especializados. Os contratos de manutenção podem contemplar peças originais de reposição além das manutenções preventivas e corretivas.

Vantagens Operacionais da Padronização:

  • Facilidade de treinamento e capacitação da equipe: o uso de equipamentos e insumos de um fabricante torna os treinamentos mais simples e eficientes. A operação de um número limitado de modelos de equipamentos reduz o tempo da curva de aprendizado dos colaboradores e diminui os erros operacionais.
  • Simplificação das manutenções: com menos tipos de equipamentos, os técnicos de manutenção têm maior familiaridade com as máquinas, permitindo diagnósticos e reparos mais rápidos, além de agilizar a comunicação com o prestador de assistência técnica autorizado do fabricante. Isso contribui para a redução de tempo de inatividade dos equipamentos e melhora a previsibilidade dos procedimentos de manutenção.
  • Aumento da eficiência no fluxo de trabalho: com a padronização, os fluxos de trabalho tendem a ser mais uniformes e previsíveis. Isso possibilita uma gestão mais eficaz do tempo e dos recursos, otimizando o uso dos equipamentos e reduzindo o tempo de espera entre os procedimentos.
  • Facilidade na adaptação a novas tecnologias: a adoção de novas tecnologias ou atualizações pode ser feita de forma mais rápida e integrada, já que as equipes estão familiarizadas com sistemas semelhantes e os procedimentos de instalação e adequação são mais fáceis de executar.

Conclusão

A confiabilidade do fabricante dos equipamentos também é extremamente importante no contexto de uma CME, onde o processamento adequado de instrumentos é crítico para garantir a segurança do paciente e a eficiência operacional. A STERIS é uma líder global no fornecimento de produtos e serviços que apoiam o atendimento ao paciente com ênfase na prevenção de infecções. Operando em diversos mercados e, por isso, precisa atender às regulamentações de saúde e segurança de vários países. Isso oferece uma segurança adicional, pois os produtos foram submetidos a uma série de testes e aprovações em várias jurisdições, garantindo que atendem a padrões rigorosos e confiáveis.

STERIS: Uma Marca de Confiança e Inovação

A STERIS opera sob rigorosos padrões internacionais de qualidade, como ISO (International Organization for Standardization) e CE que certifica que os equipamentos foram avaliados pelo fabricante e considerados conformes com os requisitos da União Europeia em matéria de segurança, saúde e proteção do ambiente. Além de ser líder em inovação tecnológica, oferecendo produtos com as mais recentes tecnologias e soluções para o setor de saúde. Isso inclui recursos avançados de automação, monitoramento e sistemas de controle que aumentam a eficiência e a segurança.

Equipamentos fabricados pela STERIS são reconhecidos pela sua alta durabilidade e confiabilidade. Eles são projetados para funcionar de maneira consistente sob uso intenso e por longos períodos, minimizando a ocorrência de falhas e reduzindo o tempo de inatividade dos equipamentos. Utiliza um sistema similar para a operação dos equipamentos o que facilita ao colaborador operar equipamentos diferentes.

Inovação e Sustentabilidade

A STERIS tem responsabilidade e estabilidade financeira, o que permite investir em pesquisa e desenvolvimento, além de garantir continuidade no fornecimento e suporte a longo prazo. A confiabilidade financeira da empresa assegura que ela será capaz de manter compromissos contratuais e continuar fornecendo produtos e serviços essenciais para o setor de saúde. Outro ponto muito importante para a STERIS é o compromisso com a redução dos impactos ambientais causados pelo processamento de dispositivos médicos, seus equipamentos são desenvolvidos com objetivo de produzir mais e consumir menos recursos (água e energia elétrica), com ciclos mais curtos e eficientes.

Conheça algumas das nossas soluções:

Esterilização Alta e Baixa Temperatura

Limpeza Manual e Ultrassônica

Lavagem e Desinfeção automáticas

 

 
Referências Bibliográficas 

DE OLIVEIRA, Alessandro Vinícius Marques. OS DETERMINANTES DA PADRONIZAÇÃO DE FROTA E OS EFEITOS NO CUSTO DE MANUTENÇÃO DE AERONAVE. 2017. Tese de Doutorado. Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

NARCIZO, Rodolfo Romboli; DE OLIVEIRA, Alessandro Vinicius Marques. Uma análise empírica da padronização de frota de companhias aéreas e os efeitos de fatores operacionais. Transportes, v. 26, n. 3, p. 12-24, 2018.

NARCIZO, Rodolfo R.; OLIVEIRA, Alessandro VM. A padronização de frota e suas consequências para as companhias aéreas. arXiv preprint arXiv:2402.12402, 2024.

LIMA, Hemerson Morais; OLIVEIRA, Ana. A Importância Da Padronização De Metas Na Manutenção Aplicada: Tipos De Manutenção.

TAKEITI, Marcia Hitomi. Gestão estratégica utilizando a metodologia Lean na recepção de produtos para saúde no centro de material e esterilização. 2014.

RODRIGUES, Eduardo Azeredo. O princípio da padronização. Revista da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro–EMERJ, p. 147-157, 2006.

 

 

 
Summary
Padronização de Equipamentos para CME: Otimizando Eficiência e Reduzindo Custos
Article Name
Padronização de Equipamentos para CME: Otimizando Eficiência e Reduzindo Custos
Description
A padronização de equipamentos e insumos no Centro de Material e Esterilização (CME) é uma estratégia que oferece inúmeras vantagens para hospitais e instituições de saúde. Este artigo explora os benefícios da utilização de equipamentos de um mesmo fabricante na CME, focando em aspectos como gestão facilitada, redução de custos e vantagens operacionais. Vantagens da Padronização na Gestão da CME. A padronização (utilização de um mesmo fabricante) de equipamentos e insumos para CME traz diversas vantagens tais como...
Author
Publisher Name
Horizon Medical
Publisher Logo